Como declarar fundos imobiliários no imposto de renda?

Você ainda não sabe como declarar fundos imobiliários no imposto de renda? A princípio, fazer a declaração pode parecer uma tarefa complicada, mas não se engane. Esses ativos de renda variável estão cada vez mais populares entre os brasileiros. Sobretudo, porque seus dividendos são isentos de imposto de renda. Igualmente, as ações também são, porém, corre nos bastidores políticos uma possível tributação. Desde já, vamos explicar como declarar fundos imobiliários no imposto de renda, quais informações são relevantes e como evitar erros na hora de preencher a declaração.

Como declarar fundos imobiliários no imposto de renda?

Obrigatoriedade de declaração de fundos imobiliários no imposto de renda

Atualmente, os fiis distribuem proventos isentos de imposto de renda, afinal, você não é cobrado nem um centavo pelo o quê recebe. Isso é maravilhoso ,não é? Apesar disso, eles não ficam de fora da declaração.

De acordo com as regras da Receita Federal, todos os investimentos financeiros, incluindo os fundos imobiliários, devem ser declarados no imposto de renda. Ou seja, se você tem algum investimento na B3, precisa fazer isso.

Quais os documentos para declarar fundos imobiliários no imposto de renda em 2023?

Acima de tudo, você precisa criar o hábito de salvar todos os documentos referentes a seus investimentos. Afinal, quando chega o momento de declarar, você precisará deles. No caso dos fundos imobiliários, você necessita de alguns documentos, são eles:

  • Informe de rendimentos (Você recebe por email)
  • Nota de negociação (Você recebe a cada compra)
  • DARF (Em caso de venda com lucro)

Além disso, vale informar que você precisa gerar a DARF em qualquer venda com lucro, acima de R$10,00. Se o lucro for abaixo disso, você não precisará gerar e pagar esse documento.

Passo a passo completo para declarar (Com imagens)

Primeiramente, baixe o programa da receita federal clicando nesse link. Após baixar o programa, caso seja a primeira vez que você esteja fazendo isso, precisará informar os dados básicos :

Declarar fundos imobiliários

Em seguida, clique na opção “Iniciar declaração em branco”. Dessa forma, você dará o primeiro passo para declarar fundo imobiliário no imposto de renda.

Passo 1 – Preencha suas informações pessoais

Ou seja, preencha seu nome completo, data de nascimento, título eleitoral e seu endereço residencial.

Passo 2 – Informe seus fundos imobiliários no imposto de renda

Agora, vamos informar a receita federal as cotas que você possui. Para isso, basta clicar em “novo bem e direito”. Em seguida, preencha as informações como estão na imagem acima. Ou seja, no grupo, coloque sempre o número 07, e em código, coloque 03. Preencha a localização como Brasil e coloque o CNPJ do fundo imobiliário. Não é o CNPJ da corretora, atente-se a isso. Preencha a descriminação. Nessa parte, você precisará informar quantas cotas comprou, qual o fundo imobiliário e o valor pago, já com todas as taxas. Como boa prática, também informe o total, a corretora e o CNPJ dela .Por último, em Situação 31/12 do ano anterior, se não tinha nada investido, deixe zero. Na situação do último dia 31, coloque o valor total, igual você descreveu no campo “descriminação”.

Passo 3 – Clique no botão Info. Rendimento isento

Tenha uma planilha ou veja na corretora quanto recebeu no ano. Isso auxilia a declaração dos Fundos imobiliários no imposto de renda.

Então, você chegará na parte de informar quanto recebeu de rendimentos no ano anterior. Ou seja, se você comprou um fundo nesse ano, só no ano seguinte precisará declará-lo. A parte de CNPJ, já é preenchida automaticamente do outro formulário. Além disso, você precisará buscar o nome da fonte pagadora no google. Ou até mesmo, no site do Funds Explorer. Esse é o nome do fundo imobiliário. A descrição fica como: “Proventos, Rendimentos”. Em seguida, você precisará buscar quanto recebeu no ano com esse FII. Essa é uma parte importante para declarar fundos imobiliários no imposto de renda.

Passo 4 – Declarar venda de fundos imobiliários no imposto de renda

Todavia, nem todos os investidores precisam usar essa parte. Afinal, se você não fez nenhuma operação de venda, deixe em branco. Agora, se fez a venda, precisa informar o lucro ou o prejuízo. A princípio, vá até o menu lateral esquerdo e clique em “Renda variável” e depois em “Operações em FIIs ou Fiiagro”.

Quando você clicar, irá aparecer exatamente a tabela igual a imagem acima. Em seguida, basta você preencher a coluna de “Resultado Líquido” com o valor positivo ou negativo que teve no mês. Se você teve lucro e pagou a DARF, preencha a última coluna “Imposto pago”. Para declarar fundos imobiliários no imposto de renda, é necessário pagar suas Darfs em dia. Você tem até um mês para isso, contando a data da compra. Contudo, caso não tenha efetuado o pagamento, terá que fazer isso logo após a declaração.

Apesar disso, é importante lembrar que as taxas pagas durante as compras podem ser descontadas no cálculo de lucro e prejuízo. 

Declaração de fundos imobiliários no imposto de renda realizada

Além disso, nem todos os acionistas são isentos, sabia disso? Por exemplo, se você tem mais de 10% do total de cotas que o fii possui, você precisará pagar. Seja como for, é muito difícil encontrar uma pessoa com tanto capital em apenas um ativo, não é?

Conclusão: Você não precisa ter medo de investir só por causa disso!

Por fim, vale ressaltar que esse é um medo constante de muitos investidores iniciantes. Mas você viu que não é tão complicado quanto parece, não é? Afinal, são apenas 3 ou 4 passos bem simples para seguir. Agora que você já sabe declarar fundos imobiliários no imposto de renda, compartilhe com seus amigos e ajude-os. Conheça os tipos de fundos imobiliários clicando aqui.