Empréstimo pela máquina de cartão

Se você é um empreendedor e precisa de dinheiro rápido para investir no seu negócio, o empréstimo pela máquina de cartão pode ser uma opção interessante. Contudo, será que essa modalidade de crédito é a melhor escolha para você? Em seguida, vamos analisar as vantagens e desvantagens e ajudá-lo a decidir se essa solução é para você.

Empréstimo pela máquina de cartão

O que é o empréstimo pela máquina de cartão?

A princípio, o empréstimo pela máquina de cartão é uma modalidade de crédito nova. Ela é oferecida por algumas empresas que fornecem maquininhas de cartão. Nesse sentido, o processo é muito simples: o empreendedor solicita o valor que precisa emprestar, e o valor é liberado em sua conta em poucos dias. O pagamento do empréstimo é feito por meio de descontos nas vendas realizadas pela máquina de cartão. Também vale dizer que é necessário que essa seja a principal forma de recebimento dos pagamentos da empresa.

Vantagens do empréstimo pela máquina de cartão

1. Rapidez na liberação do crédito

Sobretudo, uma das principais vantagens do empréstimo pela máquina de cartão é a rapidez na liberação do crédito. Então, você não precisa passar por burocracias. Todavia, é feito uma análise de crédito e comprovação de renda diante dos seus gatos. Nesse ínterim, o dinheiro pode ser liberado antes do prazo estipulado, o que é ideal para quem precisa de dinheiro rapidamente.

2. Facilidade de pagamento

Outra vantagem é a facilidade de pagamento. Ou seja, nessa modalidade, o valor do empréstimo é pago por meio de descontos nas vendas realizadas pela máquina de cartão. Portanto, o empreendedor não precisa se preocupar em fazer depósitos mensais ou em ter que lidar com boletos bancários. Além disso, as parcelas costumas ser flexíveis. Em outras palavras, o pagamento do empréstimo é feito de acordo com a quantidade de vendas da empresa. Por isso, se em determinado mês as vendas caírem, a parcela também caíra.

3. Baixas taxas de juros e garantias

Eventualmente, as taxas de juros costumam ser mais baixas do que as de outras modalidades de crédito, como cartão de crédito e cheque especial. Afinal, a empresa que fornece a maquininha de cartão já tem acesso ao histórico de vendas do empreendedor e, por isso, pode oferecer taxas mais baixas. A garantia exigida normalmente costuma ser os recebíveis futuros da empresa. Ainda mais, que a maioria dos serviços de pagamento entregam os valores vendidos em 15 ou 30 dias, dependendo do plano escolhido.

Desvantagens do empréstimo pela máquina de cartão

1. Limitação do valor do empréstimo

Acima de tudo, o valor máximo do empréstimo pela máquina de cartão costuma ser limitado, por isso, pode não ser suficiente para quem precisa de um valor mais alto. Além disso, nem todas as empresas que fornecem maquininhas de cartão oferecem essa modalidade de crédito. É importante que o empresário foque na utilização da maquininha ao fazer suas vendas.

2. Restrições para quem tem baixo volume de vendas

Algumas empresas que fornecem maquininhas de cartão exigem um volume mínimo de vendas para oferecer o empréstimo. Portanto, isso pode ser um problema para quem está começando o negócio e ainda não tem um volume alto de vendas.

3. Risco de endividamento

Por fim, vale ressaltar que assim como em qualquer empréstimo, essa modalidade pode ser arriscada para quem não tem um planejamento financeiro. Sempre faça isso através de planilhas ou aplicativos. Dessa forma, você terá um controle maior na hora do aperto.

Como decidir se o empréstimo pela máquina de cartão é a melhor opção para o seu negócio?

Antes de mais nada, é preciso decidir se o empréstimo pela máquina de cartão é a melhor opção para o seu negócio, considere esses fatores:

1. Analise suas necessidades de crédito

Primordialmente, analise suas necessidades de crédito. Verifique se o valor máximo oferecido pela empresa fornecedora da maquininha de cartão é suficiente para atender às suas necessidades financeiras. Nesse meio tempo, o mundo passou uma crise sanitária e as taxas de juros ficaram muito elevadas. Por isso, veja se realmente é necessário fazer isso agora.

2. Considere o prazo de pagamento

Em seguida, verifique se o prazo de pagamento oferecido pelo empréstimo pela máquina de cartão é compatível com a sua capacidade financeira. Ainda assim, lembre-se de que o valor do empréstimo será pago por meio de descontos nas vendas realizadas pela maquininha de cartão.

3. Compare as taxas de juros

Compare as taxas de juros do empréstimo pela máquina de cartão com outras modalidades de crédito disponíveis no mercado. Seja como for, você precisa se certificar de que as taxas oferecidas são as melhores para o seu negócio. Desde que, as taxas de juros começaram a subir no Brasil, em 2020, é difícil encontrar boas oportunidades.

4. Verifique as condições da empresa fornecedora da maquininha de cartão

Antes de solicitar o empréstimo pela máquina de cartão, verifique as condições da empresa fornecedora da maquininha de cartão. Assim, veja se ela é confiável e oferece um bom suporte técnico em caso de problemas com a maquininha de cartão.

5. Faça um planejamento financeiro

Antes de tomar qualquer decisão, faça um planejamento financeiro para o seu negócio. Sobretudo, analise as suas receitas e despesas e veja se isso é a melhor opção para o seu negócio no momento.

Conclusão

O empréstimo pela máquina de cartão pode ser uma solução interessante para quem precisa de dinheiro rápido para investir no seu negócio. Bem como, a flexibilização no pagamento das parcelas, que é muito interessante. No entanto, é importante analisar as vantagens e desvantagens dessa modalidade de crédito e verificar se ela é a melhor opção para o seu negócio no momento.