Como declarar água e luz no imposto de renda? 

Quer descobrir como declarar água e luz no imposto de renda? Primeiramente, vale dizer que o Imposto de Renda é uma obrigação tributária que deve ser cumprida por todos os brasileiros. Além disso, é preciso se enquadrar nas regras estabelecidas pela Receita Federal. Para evitar problemas futuros, é importante estar em dia com as declarações. Sobretudo, vamos explicar como declarar esses gastos no Imposto de Renda e quais documentos são necessários para comprovar essas despesas.

Como declarar água e luz no imposto de renda?

O que é Imposto de Renda?

Antes de explicar como declarar água e luz, é importante entender o que é o Imposto de Renda. Ainda mais, se você está fazendo isso pela primeira vez. O Imposto de Renda é uma obrigação tributária que deve ser cumprida por todas as pessoas físicas e jurídicas que se enquadram nas regras estabelecidas pela Receita Federal.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

A princípio, nem todas as pessoas físicas precisam declarar o Imposto de Renda. A declaração é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de um determinado valor durante o ano-base, que é definido pela Receita Federal. Além disso, existem outras regras que devem ser seguidas, como a obrigatoriedade de declarar os ganhos com a venda de imóveis e renda variável, por exemplo.

Como declarar as despesas com água e luz?

Ao declarar água e luz no imposto de renda, elas podem entrar como deduções. Ou seja, podem ajudar a diminuir a carga tributária no final. Todavia, para isso, é necessário que você tenha um trabalho autônomo e possua um livro caixa. Ainda assim, essas despesas só se tornam dedutíveis caso seja comprovado que são essenciais para a realização da atividade. Também tenha todos os comprovantes de pagamento dessas despesas durante o ano-base em questão.

Documentos necessários para comprovar as despesas com água e luz

Para comprovar as despesas com água e luz, é necessário ter em mãos os comprovantes de pagamento dessas despesas. Esses comprovantes podem ser as faturas emitidas pela companhia de água e energia elétrica, por exemplo. Eventualmente, algumas empresas liberam os comprovantes no próprio aplicativo.

Se não tenho um trabalho autônomo e essas contas não são dedutíveis, sou obrigado a declarar?

Em primeiro lugar, saiba que gastos com água, luz e medicamentos, não precisam entrar na declaração. Só é necessário declarar água e luz no imposto de renda, caso elas sejam contas essenciais para atividade remunerada. Portanto, não se preocupe com isso caso você não se enquadre.

Como declarar contas no Imposto de Renda? Passo a passo:

Sobretudo, mesmo que contas básicas como água e luz não entrem no imposto de renda, aqui está um passo a passo simples para declarar outras contas no programa do Imposto de Renda:

  1. Primeiramente, abra o programa do Imposto de Renda e acesse a aba “Resumo da Declaração”.
  2. Em seguida, selecione a opção “Pagamentos Efetuados”.
  3. Clique no botão “Novo” e escolha a opção “Conta de Consumo”.
  4. Preencha os dados solicitados, como o nome da empresa fornecedora, número da conta e valor pago.
  5. Caso você tenha pago as contas em conjunto com outras pessoas, é possível incluir a parte de cada um na declaração. Basta selecionar a opção “Rateio” e informar a porcentagem que cada um pagou.
  6. É importante lembrar que apenas as contas que estão em seu nome devem ser declaradas. Caso a conta esteja em nome de outra pessoa, não é possível incluí-la na sua declaração.
  7. Após preencher todas as informações, clique em “Ok” para salvar a declaração da conta de consumo.
  8. Repita esse processo para todas as contas que você pagou ao longo do ano.
  9. Por fim, verifique se todas as informações estão corretas e finalize a sua declaração de Imposto de Renda.

Quais são as outras deduções permitidas no Imposto de Renda?

Em suma, agora que você já percebeu que não é necessário declarar água e luz no imposto de renda, e essas contas ainda podem ser dedutíveis, veja outros casos semelhantes:

Despesas médicas e odontológicas

As despesas médicas e odontológicas podem ser deduzidas no Imposto de Renda, desde que tenham sido realizadas por conta própria ou em benefício de dependentes. Frequentemente, as despesas incluem: consultas, exames, tratamentos, internações, entre outros.

Educação

As despesas com educação também podem ser deduzidas no Imposto de Renda, além disso, é necessário que tenham sido realizadas por conta própria ou em benefício de dependentes. As despesas incluem mensalidades de escolas, cursos técnicos, educação infantil, cursos de graduação e pós-graduação. Por outro lado, esse tipo de despesa possui um limite máximo por pessoa, que é de R$ 3.561,50.

Contribuições para previdência

Da mesma forma, todos os valores recebidos pelo INSS, seja com carteira assinada ou de forma autônoma, é abatido completamente do imposto de renda. Assim também, as contribuições para previdência privada(PGBL), também podem ser deduzidas, desde que estejam dentro do limite de 12% da renda bruta tributável.

Conclusão

Declarar água e luz no Imposto de Renda é uma dúvida muito comum que poucas pessoas respondem.Em contrapartida, não existe necessidade real de enviar essas contas para o leão. Ainda é possível deduzir, caso o contribuinte exerça atividade autônoma e tenha o livro caixa da atividade remunerada. Se for necessário, é importante ter em mãos todos os comprovantes de pagamento dessas despesas e seguir corretamente os passos para declará-las no programa de declaração. Além disso, existem outras deduções permitidas no Imposto de Renda que podem ajudar a reduzir o valor do imposto a ser pago.